A empadinha de frango é um salgado típico da culinária brasileira, que consiste em uma massa podre recheada com frango desfiado e temperado. É uma ótima opção para servir em festas, lanches ou como entrada. Neste artigo, você vai aprender algumas dicas para fazer uma empadinha de frango deliciosa, que vai deixar todo mundo com água na boca.
O que é uma empadinha de frango?
A empadinha de frango é um tipo de tortinha assada, feita com uma massa que leva farinha de trigo, manteiga, ovos e sal. A massa é moldada em forminhas individuais, recheada com frango cozido e desfiado, e coberta com mais massa. Depois, é levada ao forno até dourar. A empadinha de frango pode ser servida quente ou fria, e tem um sabor suave e agradável.
Como fazer a receita de empadinha de frango?
Para fazer a receita de empadinha de frango, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 500 g de farinha de trigo
- 250 g de manteiga gelada
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de sal
- Para o recheio:
- 500 g de peito de frango
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada a gosto
- 1 xícara (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1/4 de xícara (chá) de leite
O modo de preparo é o seguinte:
- Para a massa:
- Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Acrescente a manteiga gelada em cubos e amasse com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
- Adicione os ovos e misture até formar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada para dar liga.
- Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos.
- Para o recheio:
- Cozinhe o peito de frango em água fervente com sal por cerca de 20 minutos ou até ficar macio. Escorra e desfie com um garfo.
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem transparentes. Junte o frango desfiado e tempere com sal, pimenta-do-reino e salsinha. Mexa bem.
- Dissolva a farinha de trigo no leite e adicione à panela. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Reserve.
- Para montar as empadinhas:
- Preaqueça o forno a 180°C e unte forminhas individuais com manteiga ou óleo.
- Abra a massa com um rolo sobre uma superfície enfarinhada e corte círculos do tamanho das forminhas. Forre o fundo e as laterais das forminhas com a massa, deixando uma borda para fechar.
- Coloque uma colher (sopa) do recheio sobre a massa em cada forminha. Cubra com outro círculo de massa e aperte as bordas para selar. Faça um furo no centro da tampa com um palito para sair o vapor.
- Pincele as empadinhas com gema batida e leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até dourarem.
- Para servir:
- Retire as empadinhas do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Sirva quentes ou frias, acompanhadas de molho de pimenta ou catchup.
Qual é a origem da empadinha de frango?
A origem da empadinha de frango é incerta, mas há algumas teorias sobre sua história. Uma delas é que a empadinha de frango é uma adaptação da empada portuguesa, que teria sido trazida pelos colonizadores ao Brasil. A empada portuguesa é uma torta grande, feita com massa folhada e recheada com carne de porco, frango, bacalhau ou camarão.
Outra teoria é que a empadinha de frango é uma variação da pastelaria francesa, que teria sido influenciada pela culinária árabe. A pastelaria francesa é uma massa fina e crocante, recheada com diversos ingredientes, como queijo, presunto, chocolate ou frutas.
Uma terceira teoria é que a empadinha de frango é uma criação brasileira, que teria surgido no século XIX, como uma forma de aproveitar as sobras de frango. A empadinha de frango seria então um prato popular e econômico, que se espalhou pelo país.
Quais são os melhores acompanhamentos para a empadinha de frango?
A empadinha de frango é um salgado versátil, que pode ser servido em diversas ocasiões e combinar com vários acompanhamentos. Aqui estão algumas sugestões:
- Salada verde: Uma salada verde simples e refrescante é uma ótima opção para acompanhar a empadinha de frango. Você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, pepino, cenoura e temperar com sal, limão e azeite.
- Creme de milho: Um creme de milho cremoso e saboroso é um acompanhamento delicioso para a empadinha de frango. Você pode fazer o creme de milho com milho verde cozido, leite, manteiga, cebola, alho, sal e noz-moscada. Bata tudo no liquidificador e leve ao fogo até engrossar.
- Suco natural: Um suco natural de frutas é uma bebida refrescante e nutritiva para acompanhar a empadinha de frango. Você pode usar as frutas da sua preferência, como laranja, abacaxi, maracujá, limão ou morango. Bata as frutas no liquidificador com água e açúcar ou adoçante e sirva gelado.
Conclusão
A empadinha de frango é um salgado delicioso e fácil de fazer, que pode ser servido em diversas ocasiões. Neste artigo, você aprendeu algumas dicas para fazer uma empadinha de frango perfeita, desde a massa até o recheio. Você também conheceu um pouco da origem da empadinha de frango e alguns acompanhamentos para deixar o seu prato ainda mais saboroso.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer a sua própria empadinha de frango. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião sobre este assunto, deixe um comentário abaixo. Eu ficarei feliz em responder! Obrigado pela leitura!
0 Comentários