O pudim de padaria é uma das sobremesas mais populares e tradicionais do Brasil. Ele é feito com leite, ovos, açúcar e baunilha, e tem uma textura cremosa e uma calda de caramelo por cima.
É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar bem feita. Neste artigo, vamos te ensinar 7 dicas para fazer um pudim de padaria perfeito, que vai deixar todo mundo com água na boca.
O que é o Pudim de Padaria?
O pudim de padaria é um tipo de pudim que se originou nas padarias portuguesas, que trouxeram a receita para o Brasil durante a colonização. Ele é diferente do pudim de leite condensado, que é mais comum nos Estados Unidos e em outros países, pois não leva esse ingrediente na sua composição. O pudim de padaria é mais leve e menos doce, e tem uma casquinha dourada na superfície, que se forma durante o cozimento em banho-maria.
Como Fazer o Pudim de Padaria?
Para fazer o pudim de padaria, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 litro de leite
- 6 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 xícara (chá) de açúcar para a calda
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, leve o açúcar para a calda ao fogo médio, mexendo até derreter e ficar com uma cor âmbar. Despeje em uma forma redonda com furo no meio, espalhando por toda a superfície e laterais. Reserve.
- No liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar e a baunilha até ficar homogêneo. Despeje na forma caramelizada, passando por uma peneira para retirar as bolhas de ar.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 1 hora e meia ou até que esteja firme e dourado.
- Deixe esfriar completamente e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de desenformar.
- Na hora de servir, passe uma faca nas laterais da forma e vire sobre um prato. Regue com a calda que se formou na forma e sirva.
Qual é a História do Pudim de Padaria?
O pudim de padaria tem uma história curiosa e interessante. Ele surgiu como uma forma de aproveitar as sobras de pão das padarias portuguesas, que eram misturadas com leite, ovos e açúcar para fazer uma sobremesa. Essa receita era chamada de “pão-de-ló”, e era muito popular entre os nobres e os religiosos.
Com o tempo, a receita foi se modificando e perdendo o pão da sua composição, mas mantendo o nome. No Brasil, o pudim de padaria ganhou fama nas confeitarias do Rio de Janeiro no século XIX, onde era servido como um símbolo de status e elegância. Hoje em dia, ele é encontrado em todo o país, e é uma das sobremesas preferidas dos brasileiros.
Quais são os Acompanhamentos para o Pudim de Padaria?
O pudim de padaria já é uma delícia por si só, mas você pode incrementar ainda mais o seu sabor com alguns acompanhamentos simples e fáceis de fazer. Aqui estão duas sugestões:
- Chantilly: bata na batedeira 300 ml de creme de leite fresco gelado com 3 colheres (sopa) de açúcar até formar picos firmes. Coloque em um saco de confeitar com um bico estrela e decore o pudim com rosetas de chantilly.
- Frutas vermelhas: em uma panela, leve ao fogo baixo 1 xícara (chá) de água, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 colher (sopa) de suco de limão, mexendo até dissolver o açúcar. Adicione 2 xícaras (chá) de frutas vermelhas de sua preferência (morango, framboesa, amora, etc.) e cozinhe por cerca de 10 minutos ou até formar uma calda grossa. Deixe esfriar e sirva sobre o pudim.
Conclusão
O pudim de padaria é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Com as nossas dicas, você vai conseguir fazer um pudim de padaria perfeito, com uma textura cremosa, uma casquinha dourada e uma calda de caramelo irresistível. Experimente e surpreenda a sua família e os seus amigos com essa receita tradicional e saborosa.
Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou do nosso conteúdo. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!
0 Comentários