O pastel de feira é uma das iguarias mais populares e tradicionais da culinária brasileira. Quem não gosta de saborear um pastel crocante, recheado com carne, queijo, frango ou outros ingredientes, acompanhado de um caldo de cana geladinho? Mas você sabe como fazer um pastel de feira original e delicioso em casa? Neste artigo, vamos te ensinar algumas dicas para preparar essa receita que é a cara do Brasil.
O que é o pastel de feira?
O pastel de feira é um salgado frito, feito com uma massa fina e elástica, que pode ser recheada com diversos ingredientes, como carne moída, queijo, frango, palmito, pizza, bacalhau, camarão e muito mais. O pastel de feira é típico das feiras livres, onde é vendido em barracas especializadas, mas também pode ser encontrado em lanchonetes, padarias e restaurantes.
O pastel de feira tem origem na culinária chinesa, sendo uma adaptação do rolinho primavera. Os primeiros pastéis foram trazidos ao Brasil pelos imigrantes japoneses, que aprenderam a receita com os chineses no século XX. Com o tempo, o pastel foi ganhando novos recheios e sabores, se tornando um dos pratos mais queridos pelos brasileiros.
Como fazer a massa do pastel de feira?
Para fazer a massa do pastel de feira, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 colher (sopa) de cachaça
- 1 xícara (chá) de água morna
Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Faça um buraco no centro e adicione o óleo e a cachaça. Aos poucos, vá acrescentando a água morna e misturando com as mãos até formar uma massa homogênea e macia. Se necessário, ajuste a quantidade de farinha ou água. Sove a massa por cerca de 15 minutos em uma superfície enfarinhada, até que fique lisa e elástica. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por 30 minutos.
Como fazer o recheio do pastel de feira?
Para fazer o recheio do pastel de feira, você pode usar a sua criatividade e escolher os ingredientes que mais gosta. Mas se você quer seguir a tradição, aqui estão algumas sugestões:
- Carne: refogue 500 g de carne moída com cebola picada, alho picado, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Deixe secar bem o caldo e reserve.
- Queijo: corte 400 g de queijo prato ou muçarela em cubos pequenos e reserve.
- Frango: cozinhe 500 g de peito de frango com sal e desfie. Refogue com cebola picada, alho picado, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Adicione 200 g de requeijão cremoso e misture bem.
- Palmito: refogue 300 g de palmito picado com cebola picada, alho picado, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Adicione 2 colheres (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1 xícara (chá) de leite e cozinhe até engrossar.
- Pizza: corte 200 g de queijo prato ou muçarela em cubos pequenos e misture com 200 g de presunto picado. Tempere com orégano a gosto.
- Bacalhau: dessalgue 500 g de bacalhau em água fria por 24 horas, trocando a água várias vezes. Cozinhe, desfie e refogue com cebola picada, alho picado, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Adicione 200 g de azeitonas picadas e 2 ovos cozidos picados.
- Camarão: cozinhe 500 g de camarão limpo com sal e limão. Escorra e refogue com cebola picada, alho picado, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto. Adicione 200 g de requeijão cremoso e misture bem.
Como montar e fritar o pastel de feira?
Para montar e fritar o pastel de feira, você vai precisar de:
- Óleo para fritar
- Farinha de trigo para polvilhar
- Água para umedecer as bordas
- Recheio de sua preferência
Divida a massa em 20 porções iguais e abra cada uma com um rolo em uma superfície enfarinhada, formando discos finos. Coloque uma colher (sopa) de recheio no centro de cada disco, deixando uma borda livre. Umedeça as bordas com água e feche o pastel, apertando bem com um garfo. Frite os pastéis em óleo quente, aos poucos, até que fiquem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Qual é a história do pastel de feira?
O pastel de feira é um prato que faz parte da história e da cultura do Brasil. Ele surgiu como uma adaptação do rolinho primavera chinês, trazido pelos imigrantes japoneses que vieram trabalhar nas lavouras de café no início do século XX. Os japoneses aprenderam a fazer o rolinho primavera com os chineses que já estavam no Brasil desde o final do século XIX.
Os primeiros pastéis eram vendidos nas ruas de São Paulo, principalmente no bairro da Liberdade, onde se concentrava a maior parte da colônia japonesa. Eles eram recheados com carne de porco moída, repolho e cebolinha, seguindo a receita original chinesa. Com o tempo, os pastéis foram ganhando novos recheios e sabores, como queijo, frango, palmito, pizza, bacalhau, camarão e outros.
O pastel de feira se popularizou nas feiras livres, onde era vendido em barracas especializadas, junto com o caldo de cana. O pastel de feira se tornou um símbolo da culinária paulista e brasileira, sendo apreciado por pessoas de todas as classes sociais e regiões do país.
Quais são os melhores acompanhamentos para o pastel de feira?
O pastel de feira é um prato que pode ser consumido sozinho ou acompanhado de outras delícias. Aqui estão algumas sugestões de acompanhamentos para o pastel de feira:
- Caldo de cana: é a bebida mais tradicional para acompanhar o pastel de feira. O caldo de cana é extraído da cana-de-açúcar na hora, sendo uma bebida natural, refrescante e energética.
- Vinagrete: é um molho feito com vinagre, óleo, sal, pimenta-do-reino, cebola picada e tomate picado. O vinagrete dá um toque ácido e picante ao pastel, realçando o seu sabor.
- Salada: é uma opção saudável e leve para acompanhar o pastel de feira. Você pode fazer uma salada simples com alface, tomate e cenoura ralada, ou incrementar com outros ingredientes como milho, ervilha, beterraba, palmito, queijo branco e atum.
- Maionese: é um molho cremoso feito com ovos, óleo, vinagre ou limão e sal. A maionese pode ser usada para rechear ou cobrir o pastel, dando um toque suave e saboroso.
Conclusão
O pastel de feira é uma receita deliciosa e fácil de fazer em casa. Você só precisa
0 Comentários