A casquinha-de-seda é uma sobremesa típica da culinária brasileira, que consiste em uma massa fina e crocante, recheada com doce de leite e polvilhada com açúcar e canela. É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita. Neste artigo, vamos te ensinar 5 dicas para fazer uma deliciosa casquinha-de-seda, que vai surpreender a sua família e os seus convidados.
O que é a Casquinha-de-Seda?
A casquinha-de-seda é um doce que tem origem no estado de Minas Gerais, mas que se popularizou em todo o Brasil. O seu nome vem da aparência da massa, que fica fina e delicada, lembrando uma seda. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e sal, e depois é aberta com um rolo, cortada em círculos e frita em óleo quente. O recheio é feito com doce de leite, que pode ser comprado pronto ou feito em casa, cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão. Depois de fritas, as casquinhas são recheadas com o doce de leite e dobradas ao meio, formando uma meia-lua. Por fim, são polvilhadas com açúcar e canela, que dão um toque especial ao sabor.
Como Fazer a Receita de Casquinha-de-Seda?
Para fazer a receita de casquinha-de-seda, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 ovos
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 pitada de sal
- Óleo para fritar
- 1 lata de doce de leite ou 400 g de doce de leite caseiro
- Açúcar e canela para polvilhar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela, misture a farinha, os ovos, a manteiga e o sal, até formar uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha ou água, aos poucos, para ajustar a consistência.
- Em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo, deixando-a bem fina. Corte círculos de cerca de 10 cm de diâmetro, usando um cortador ou uma xícara como molde.
- Aqueça o óleo em uma panela, em fogo médio, e frite os círculos de massa, um de cada vez, virando-os com uma escumadeira, até que fiquem dourados e crocantes. Escorra o excesso de óleo em papel toalha.
- Recheie cada casquinha com uma colher de sopa de doce de leite, e dobre-a ao meio, pressionando as bordas para fechar. Polvilhe açúcar e canela a gosto por cima.
- Sirva as casquinhas ainda quentes ou frias, de acordo com a sua preferência.
A História da Casquinha-de-Seda
A casquinha-de-seda é um doce que faz parte da tradição mineira, e que tem uma história curiosa. Segundo uma lenda, a receita foi criada por uma escrava chamada Maria, que trabalhava na cozinha de uma fazenda. Ela tinha o costume de guardar as sobras da massa de pão, e usá-las para fazer um doce para os seus filhos. Ela abria a massa bem fina, cortava em círculos, fritava em banha de porco e recheava com rapadura ralada. Um dia, o senhor da fazenda provou o doce e gostou tanto, que pediu para que ela fizesse mais. Maria, então, resolveu incrementar a receita, usando manteiga no lugar da banha, e doce de leite no lugar da rapadura. Ela também polvilhou açúcar e canela por cima, para dar um brilho. O senhor ficou encantado com o doce, e disse que parecia uma seda. Assim, o doce ficou conhecido como casquinha-de-seda, e se espalhou por outras regiões do país.
Acompanhamentos para a Casquinha-de-Seda
A casquinha-de-seda é uma sobremesa que pode ser servida sozinha, ou acompanhada de outras delícias. Aqui, vamos sugerir duas opções de acompanhamentos que combinam muito bem com a casquinha-de-seda, e que vão deixar o seu doce ainda mais gostoso.
- Sorvete de creme: O sorvete de creme é um clássico que vai bem com qualquer doce, e com a casquinha-de-seda não é diferente. O contraste entre o quente e o frio, o crocante e o cremoso, o doce e o azedo, é irresistível. Você pode servir uma bola de sorvete de creme ao lado de cada casquinha, ou colocar o sorvete dentro da casquinha, como se fosse um cone.
- Café: O café é uma bebida que harmoniza perfeitamente com a casquinha-de-seda, pois realça o sabor do doce de leite e da canela. Você pode servir um café coado, um expresso, um cappuccino, ou o seu preferido. O importante é que o café seja forte e quente, para contrastar com o doce e refrescar o paladar.
Conclusão
A casquinha-de-seda é uma receita simples, mas que tem um sabor incrível. É uma sobremesa que agrada a todos, e que pode ser feita em qualquer ocasião. Neste artigo, nós te ensinamos 5 dicas para fazer uma deliciosa casquinha-de-seda, que vai te deixar com água na boca. Esperamos que você tenha gostado, e que faça essa receita em casa. Se você fizer, não se esqueça de nos contar como ficou, e de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões. Até a próxima!
0 Comentários