O pavê de chocolate e morango é uma sobremesa típica brasileira, inspirada na culinária francesa.É uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como festas de fim de ano, aniversários ou simplesmente para adoçar o seu dia.
Neste artigo, você vai aprender o que é o pavê, como fazer a receita, a origem dessa delícia e alguns acompanhamentos que combinam com ela. Confira!
O que é o pavê?
O pavê é um doce que consiste em camadas de biscoitos ou pedaços de bolo umedecidos em sucos, licores ou caldas e intercalados com cremes variados.
O nome vem da palavra francesa “pavage”, que significa “pavimento”, pois lembra a disposição das pedras e do concreto nas ruas. O pavê pode ter diversos sabores, como chocolate, doce de leite, coco, limão, abacaxi e, claro, morango.
O pavê de chocolate e morango é um dos mais populares e saborosos, pois combina o doce do chocolate com o azedinho da fruta.
Como fazer o pavê de chocolate e morango?
Para fazer o pavê de chocolate e morango, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 pacote de biscoito champanhe ou maisena
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 lata de leite comum
- 2 gemas
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de morangos picados
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 100 g de chocolate meio amargo picado
- 1 xícara (chá) de chantilly
- Morangos inteiros para decorar
O modo de preparo é simples:
- Em uma panela, misture o leite condensado, o leite (reserve um pouco), as gemas, a farinha dissolvida no leite reservado e a baunilha. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite com o soro. Divida o creme em duas partes iguais.
- Em uma das partes do creme, adicione o chocolate picado e mexa até derreter completamente. Junte uma xícara de morangos picados e reserve.
- Na outra parte do creme, adicione o chantilly e outra xícara de morangos picados e reserve.
- Em um refratário ou em taças individuais, monte o pavê da seguinte forma: uma camada de biscoitos umedecidos no leite, uma camada do creme branco com morangos, outra camada de biscoitos, uma camada do creme de chocolate com morangos, mais uma camada de biscoitos e finalize com o creme branco com morangos. Decore com chantilly e morangos inteiros.
- Leve à geladeira por pelo menos quatro horas antes de servir.
Qual é a origem do pavê?
A origem do pavê é incerta, mas sabe-se que ele foi inspirado em um doce francês chamado charlotte, que também é feito com camadas de biscoitos ou pão-de-ló e recheios cremosos. O pavê chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos imigrantes europeus que adaptaram a receita aos ingredientes locais. O pavê se tornou uma sobremesa muito popular no país, especialmente nas festas de fim de ano, onde é servido junto com outras delícias como rabanada, panetone e pudim.
Quais são os melhores acompanhamentos para o pavê?
O pavê é uma sobremesa que já tem bastante sabor por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais a sua experiência gastronômica, pode servir alguns acompanhamentos que harmonizam bem com ele. Aqui vão duas sugestões:
- Sorvete: Uma bola de sorvete de creme ou de baunilha pode ser uma ótima companhia para o pavê de chocolate e morango, pois traz uma textura gelada e suave que contrasta com o doce e o crocante do pavê. Você pode colocar o sorvete por cima do pavê ou ao lado, como preferir.
- Café: Uma xícara de café quente e aromático pode ser uma boa pedida para acompanhar o pavê de chocolate e morango, pois realça o sabor do chocolate e equilibra o açúcar da sobremesa. Você pode escolher o tipo de café que mais gosta, seja expresso, coado ou cappuccino.
Conclusão
O pavê de chocolate e morango é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Você aprendeu neste artigo o que é o pavê, como fazer a receita, a origem dessa delícia e alguns acompanhamentos que combinam com ela. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
0 Comentários