O creme de milho é uma receita simples, mas muito saborosa e versátil, que pode ser servida como acompanhamento ou prato principal. É uma ótima opção para aproveitar o milho fresco da estação, ou para usar o milho em lata que está na despensa. Neste artigo, você vai aprender o que é o creme de milho, como fazer a receita, a origem dessa delícia e algumas sugestões de acompanhamentos. Vamos lá?
O que é Creme de Milho?
O creme de milho é uma preparação culinária que consiste em cozinhar o milho com leite, creme de leite, manteiga, sal e pimenta, até obter uma consistência cremosa e homogênea. O creme de milho pode ser feito com milho verde ou amarelo, fresco ou em lata, e pode ser enriquecido com outros ingredientes, como queijo, bacon, frango, ervas ou legumes.
O creme de milho é um prato típico da culinária brasileira, mas também é popular em outros países, como os Estados Unidos, onde é chamado de corn pudding ou corn casserole. O creme de milho é uma receita fácil de fazer, que agrada a todos os paladares e que combina com diversos tipos de carne, peixe ou salada.
Como Fazer Creme de Milho?
Para fazer um delicioso creme de milho, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 2 latas de milho verde escorrido ou 4 espigas de milho debulhadas
- 2 xícaras de leite
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O modo de preparo é muito simples:
- Bata no liquidificador uma lata ou duas espigas de milho com o leite até obter um líquido homogêneo.
- Em uma panela, derreta a manteiga e refogue o restante do milho por alguns minutos.
- Adicione o líquido batido no liquidificador e tempere com sal e pimenta.
- Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até engrossar.
- Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando bem.
- Sirva quente ou frio, como preferir.
Qual a Origem do Creme de Milho?
Não se sabe ao certo qual a origem do creme de milho, mas é provável que ele tenha surgido como uma forma de aproveitar o milho, um dos alimentos mais cultivados e consumidos nas Américas desde os tempos pré-colombianos. O milho era usado pelos povos indígenas para fazer diversas receitas, como pamonha, canjica, curau e mingau.
Com a chegada dos colonizadores europeus, o milho se espalhou pelo mundo e ganhou novas formas de preparo. No Brasil, o creme de milho pode ter sido influenciado pela culinária portuguesa, que utiliza muito o leite e o creme de leite em seus pratos. O creme de milho também pode ter sido inspirado pelo suflê de milho francês, que leva ovos e queijo na receita.
O fato é que o creme de milho se tornou um prato tradicional da gastronomia brasileira, especialmente nas festas juninas e nos churrascos. O creme de milho também é muito apreciado nos Estados Unidos, onde é servido no Dia de Ação de Graças e no Natal.
Quais são os Melhores Acompanhamentos para o Creme de Milho?
O creme de milho é um prato muito versátil, que combina com vários tipos de acompanhamentos. Aqui estão algumas sugestões:
- Frango: O frango é uma carne leve e saborosa, que harmoniza muito bem com o creme de milho. Você pode fazer um frango assado, grelhado, cozido ou frito para servir com o seu creme. Uma dica é temperar o frango com limão, alho, sal e ervas, para realçar o sabor.
- Carne de porco: A carne de porco é outra opção que fica ótima com o creme de milho. Você pode fazer uma costelinha, um lombo, uma bisteca ou um pernil de porco para acompanhar o seu creme. Uma dica é usar molho barbecue, mel, mostarda ou vinagre para dar um toque agridoce à carne.
- Salada: A salada é uma escolha saudável e refrescante para servir com o creme de milho. Você pode usar folhas verdes, tomate, cenoura, pepino, milho, queijo ou o que mais gostar para fazer a sua salada. Uma dica é usar um molho de iogurte, maionese, limão ou vinagrete para temperar a salada.
Conclusão
O creme de milho é uma receita deliciosa, fácil e versátil, que pode ser servida como acompanhamento ou prato principal. Neste artigo, você aprendeu o que é o creme de milho, como fazer a receita, a origem dessa delícia e algumas sugestões de acompanhamentos. Agora é só colocar a mão na massa e experimentar essa maravilha. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Bom apetite!
0 Comentários