O lanche buraco quente é uma receita simples, mas muito saborosa, que consiste em um pão francês recheado com carne moída e queijo. É uma ótima opção para um lanche rápido, um café da manhã reforçado ou até mesmo um jantar leve. Neste artigo, você vai aprender como fazer esse lanche de forma fácil e prática, além de conhecer um pouco da sua história e algumas sugestões de acompanhamentos. Vamos lá?
O que é o Lanche Buraco Quente?
O lanche buraco quente é um prato típico da culinária brasileira, que surgiu em São Paulo no início do século XX. O nome vem do fato de que o pão é cortado ao meio e retirado o miolo, formando um buraco, que é preenchido com carne moída e queijo. O lanche é então levado ao forno ou à frigideira para derreter o queijo e tostar o pão, ficando bem quente e crocante.
O lanche buraco quente é muito popular em todo o Brasil, sendo encontrado em padarias, lanchonetes e até mesmo em carrinhos de rua. É um lanche barato, fácil de fazer e muito nutritivo, pois combina carboidratos, proteínas e gorduras. Além disso, é muito versátil, podendo ser adaptado ao gosto de cada um, com diferentes tipos de carne, queijo e temperos.
Como Fazer o Lanche Buraco Quente?
Para fazer o lanche buraco quente, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 4 pães franceses
- 300 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de óleo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 4 fatias de queijo mussarela
- Salsinha picada a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Acrescente a carne moída e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até a carne ficar bem soltinha e dourada. Reserve.
- Corte os pães ao meio e retire o miolo, deixando uma borda de cerca de 1 cm. Reserve o miolo para outra receita ou descarte.
- Recheie cada metade do pão com uma porção de carne moída e uma fatia de queijo. Feche o pão, pressionando as bordas para selar o recheio.
- Leve os pães recheados ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter e o pão ficar tostado. Você também pode fazer na frigideira, em fogo baixo, virando os pães para dourar dos dois lados.
- Polvilhe salsinha picada sobre os lanches e sirva em seguida, com cuidado para não se queimar.
A História do Lanche Buraco Quente
A origem do lanche buraco quente é incerta, mas há algumas versões que tentam explicar como ele surgiu. Uma delas diz que o lanche foi criado por imigrantes italianos que trabalhavam nas fábricas de São Paulo no início do século XX. Eles levavam pão e carne moída para o trabalho, e usavam o calor das máquinas para aquecer o lanche, que ficava bem quente e suculento.
Outra versão diz que o lanche foi inventado por um padeiro paulistano chamado João, que tinha o apelido de Buraco Quente. Ele costumava fazer pães recheados com carne moída e queijo para vender na rua, e os clientes adoravam o seu lanche, que era chamado pelo seu apelido. Com o tempo, o lanche ficou conhecido como buraco quente, e se espalhou por todo o Brasil.
Acompanhamentos para o Lanche Buraco Quente
O lanche buraco quente é uma refeição completa por si só, mas se você quiser incrementar ainda mais o seu lanche, pode servir com alguns acompanhamentos que combinam muito bem com ele. Aqui estão duas sugestões:
- Salada de repolho: corte o repolho em tiras finas e tempere com sal, vinagre, azeite e orégano. Misture bem e deixe na geladeira por pelo menos 15 minutos antes de servir. A salada de repolho vai dar um toque crocante e refrescante ao seu lanche.
- Batata frita: descasque e corte as batatas em palitos. Frite em óleo quente até ficarem douradas e crocantes. Escorra em papel toalha e tempere com sal. A batata frita é um clássico que nunca sai de moda, e vai deixar o seu lanche ainda mais irresistível.
Conclusão
O lanche buraco quente é uma receita simples, mas muito saborosa, que você pode fazer em casa com poucos ingredientes. É uma ótima opção para um lanche rápido, um café da manhã reforçado ou até mesmo um jantar leve. Você aprendeu como fazer esse lanche de forma fácil e prática, além de conhecer um pouco da sua história e algumas sugestões de acompanhamentos. Agora é só experimentar e se deliciar com esse lanche que é uma delícia. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
0 Comentários