O pão de mandioca é uma receita típica da culinária brasileira, que leva esse tubérculo como ingrediente principal. Além de ser muito saboroso, o pão de mandioca também traz diversos benefícios para a saúde e pode ser uma ótima opção para variar o cardápio. Neste artigo, vamos te mostrar 7 motivos para experimentar o pão de mandioca e como fazer essa delícia em casa. Confira!
O que é o pão de mandioca?
O pão de mandioca é um tipo de pão feito com a mandioca cozida e amassada, que substitui parte ou toda a farinha de trigo na receita. A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, é um tubérculo originário da América do Sul, que é muito consumido no Brasil e em outros países da região.
A mandioca é um alimento rico em carboidratos, que fornece energia para o organismo. Além disso, ela também contém fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que contribuem para o bom funcionamento do corpo e para a prevenção de doenças.
Como fazer pão de mandioca?
Fazer pão de mandioca é muito fácil e rápido. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 kg de mandioca cozida e amassada
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de óleo
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 60 g de fermento biológico fresco
- 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
O modo de preparo é o seguinte:
- Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar, o sal e o fermento até ficar homogêneo.
- Despeje a mistura em uma tigela grande e acrescente a mandioca amassada. Misture bem com uma colher.
- Adicione a farinha de trigo aos poucos, sovando a massa com as mãos até ficar macia e desgrudar das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha.
- Cubra a massa com um pano limpo e deixe crescer em um lugar aquecido por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
- Divida a massa em porções e modele os pães como preferir. Coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre eles.
- Pincele os pães com uma gema batida e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos, ou até dourarem.
- Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
Qual é a origem do pão de mandioca?
Não se sabe ao certo qual é a origem do pão de mandioca, mas é provável que ele tenha surgido como uma adaptação do pão de trigo, que foi trazido pelos colonizadores portugueses ao Brasil. Como a farinha de trigo era escassa e cara na época, os brasileiros passaram a usar a mandioca, que era abundante e barata, para fazer o seu próprio pão.
O pão de mandioca se tornou um alimento popular entre os escravos, os indígenas e os mestiços, que o consumiam no café da manhã ou no lanche da tarde. Com o tempo, o pão de mandioca se espalhou pelo país e ganhou diferentes versões, com o acréscimo de outros ingredientes, como queijo, coco, leite, creme de leite, entre outros.
Quais são os acompanhamentos para o pão de mandioca?
O pão de mandioca é muito versátil e pode ser consumido de diversas formas. Você pode saboreá-lo puro, com manteiga, geleia, requeijão, mel, doce de leite, entre outros. Você também pode fazer sanduíches com o pão de mandioca, usando recheios salgados, como queijo, presunto, frango, carne, salada, etc.
Além disso, o pão de mandioca pode ser servido como acompanhamento para sopas, caldos, ensopados, feijoada, churrasco, entre outros pratos. Ele combina muito bem com molhos, como o de tomate, o de queijo, o de carne, etc.
Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos para o pão de mandioca:
- Caldo de mandioca: é uma sopa cremosa e nutritiva, feita com mandioca, caldo de carne, cebola, alho, sal, pimenta, cheiro-verde e carne seca desfiada. Você pode servir o caldo de mandioca em cumbucas individuais e colocar o pão de mandioca em pedaços para mergulhar na sopa.
- Salada de frango com maionese: é uma salada refrescante e saborosa, feita com frango cozido e desfiado, cenoura ralada, milho, ervilha, salsão picado, maionese, sal, pimenta e salsinha. Você pode servir a salada de frango com maionese em uma travessa e cortar o pão de mandioca em fatias para acompanhar.
Conclusão
O pão de mandioca é uma receita deliciosa, fácil e saudável, que pode ser apreciada de várias maneiras. Ele é feito com a mandioca cozida e amassada, que substitui parte ou toda a farinha de trigo na massa. O pão de mandioca é rico em carboidratos, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que trazem benefícios para a saúde.
O pão de mandioca tem origem na culinária brasileira, sendo uma adaptação do pão de trigo, que foi introduzido pelos portugueses no país. O pão de mandioca se popularizou entre os escravos, os indígenas e os mestiços, e se espalhou pelo Brasil com diferentes variações.
O pão de mandioca pode ser consumido puro, com manteiga, geleia, requeijão, mel, doce de leite, etc. Você também pode fazer sanduíches com o pão de mandioca, usando recheios salgados, como queijo, presunto, frango, carne, salada, etc. Além disso, o pão de mandioca pode ser servido como acompanhamento para sopas, caldos, ensopados, feijoada, churrasco, entre outros pratos.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se anime a experimentar o pão de mandioca. Se você já fez ou provou essa receita, deixe um comentário contando a sua experiência. E se você tem alguma dúvida, sugestão ou crítica, também pode escrever para nós. Até a próxima!
0 Comentários