O pastel assado é uma delícia que pode ser encontrada em muitas padarias e lanchonetes do Brasil. Mas você sabe o que é um pastel assado e quais são os seus benefícios? Neste artigo, vamos explicar o que é esse salgado, como fazer a receita em casa, a origem dessa iguaria e duas sugestões de acompanhamentos. Ficou com água na boca? Então continue lendo!
O que é um Pastel Assado?
Um pastel assado é um tipo de salgado feito com uma massa fina e crocante, recheada com diversos ingredientes, como carne, queijo, frango, palmito, etc. A diferença entre o pastel assado e o pastel frito é que o primeiro é levado ao forno em vez de ser imerso em óleo quente. Isso faz com que o pastel assado seja mais saudável, leve e sequinho do que o pastel frito.
Como Fazer a Receita de Pastel Assado?
Fazer a receita de pastel assado é muito simples e rápido. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de farinha de trigo
- 250 g de margarina
- 1 colher (chá) de sal
- 1 ovo
- Água morna para dar o ponto
- Recheio de sua preferência
Para preparar a massa, basta misturar a farinha, a margarina e o sal em uma tigela, até formar uma farofa. Em seguida, adicione o ovo e vá acrescentando água morna aos poucos, até obter uma massa homogênea e macia. Deixe a massa descansar por 15 minutos.
Para montar os pastéis, abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada, corte círculos com um cortador ou com a boca de um copo, coloque uma colher de recheio no centro de cada círculo e feche as bordas com um garfo. Coloque os pastéis em uma assadeira untada e pincele com gema de ovo. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
A Origem do Pastel Assado
O pastel assado tem origem na culinária portuguesa, mais especificamente na região de Belém, onde se produz o famoso pastel de nata ou pastel de Belém. Esse doce é feito com uma massa folhada recheada com um creme à base de leite, ovos e açúcar, polvilhado com canela e açúcar de confeiteiro.
Os imigrantes portugueses trouxeram essa receita para o Brasil no século XIX e adaptaram-na aos ingredientes locais, criando assim o pastel assado salgado. O recheio mais tradicional era o de carne moída temperada, mas logo surgiram outras variações, como queijo, frango, palmito, etc.
2 Acompanhamentos para o Pastel Assado
O pastel assado é um salgado versátil que pode ser consumido a qualquer hora do dia, seja no café da manhã, no lanche da tarde ou no jantar. Para deixar a sua refeição ainda mais saborosa e completa, você pode escolher alguns acompanhamentos para combinar com o seu pastel assado. Aqui vão duas sugestões:
- Salada verde: Uma salada fresca e colorida é uma ótima opção para acompanhar o pastel assado, pois ajuda a equilibrar a refeição e traz mais nutrientes para o seu prato. Você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, cenoura, pepino, etc. Tempere com sal, limão e azeite ou com um molho de sua preferência.
- Suco natural: Um suco natural é uma bebida refrescante e saudável que combina muito bem com o pastel assado. Você pode escolher a fruta que mais gostar, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, etc. Bata a fruta com água e açúcar ou adoçante no liquidificador e sirva gelado.
Conclusão
O pastel assado é um salgado delicioso que pode ser feito em casa com facilidade e rapidez. Além de ser mais saudável do que o pastel frito, ele tem uma origem interessante e pode ser recheado com diversos ingredientes. Para acompanhar o seu pastel assado, você pode optar por uma salada verde e um suco natural, que vão deixar a sua refeição mais completa e nutritiva.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido um pouco mais sobre o pastel assado. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você pensa! Obrigado pela leitura e até a próxima!
0 Comentários