O pudim de tang é uma sobremesa fácil, rápida e saborosa que pode ser feita com poucos ingredientes. É uma ótima opção para quem quer variar o cardápio e surpreender a família e os amigos. Neste artigo, você vai aprender o que é o pudim de tang, como fazer a receita, a origem dessa delícia e duas sugestões de acompanhamentos. Vamos lá?
O que é o pudim de tang?
O pudim de tang é um tipo de pudim feito com leite condensado, creme de leite, gelatina e suco em pó, também conhecido como tang. O suco em pó pode ser de qualquer sabor, mas os mais comuns são laranja, limão, maracujá e morango. O pudim de tang tem uma textura cremosa e um sabor refrescante, ideal para os dias quentes.
Como fazer o pudim de tang?
Fazer o pudim de tang é muito simples e rápido. Você só vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 envelope de gelatina sem sabor
- 1 pacote de suco em pó do sabor de sua preferência
- 1 xícara de água fervente
O modo de preparo é o seguinte:
- Dissolva a gelatina na água fervente e reserve.
- No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e o suco em pó até ficar homogêneo.
- Adicione a gelatina dissolvida e bata mais um pouco.
- Despeje a mistura em uma forma de pudim untada com óleo ou água.
- Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
- Desenforme e sirva gelado.
Qual é a origem do pudim de tang?
O pudim de tang é uma receita brasileira que surgiu na década de 1970, quando o suco em pó tang começou a ser comercializado no país. O tang era um produto importado dos Estados Unidos, onde foi criado em 1957 pelo químico William A. Mitchell. O tang era um suco em pó que se misturava com água e tinha um sabor artificial de frutas. Ele ficou famoso por ser usado pelos astronautas da NASA nas missões espaciais.
No Brasil, o tang se tornou um sucesso entre as donas de casa, que usavam o produto para fazer sucos, bolos, mousses e pudins. O pudim de tang era uma forma de aproveitar o suco em pó que sobrava e criar uma sobremesa diferente e prática. O pudim de tang se popularizou e se tornou um clássico da culinária brasileira.
Quais são os melhores acompanhamentos para o pudim de tang?
O pudim de tang pode ser servido sozinho ou com alguns acompanhamentos que realçam o seu sabor. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos para o pudim de tang:
- Calda de frutas: você pode fazer uma calda de frutas usando a mesma fruta do sabor do suco em pó ou uma fruta diferente para contrastar. Por exemplo, se o seu pudim for de laranja, você pode fazer uma calda de maracujá. Para fazer a calda, você vai precisar de:
- 1 xícara de polpa de fruta
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/4 xícara de água
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, leve ao fogo a polpa de fruta, o açúcar e a água, mexendo até dissolver o açúcar.
- Deixe ferver por cerca de 15 minutos ou até engrossar um pouco.
- Desligue o fogo e deixe esfriar.
- Regue o pudim com a calda na hora de servir.
- Chantilly: o chantilly é um creme batido com açúcar e baunilha que fica aerado e fofo. Ele combina muito bem com o pudim de tang, dando um toque de cremosidade e doçura. Para fazer o chantilly, você vai precisar de:
- 2 xícaras de creme de leite fresco gelado
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de essência de baunilha
O modo de preparo é o seguinte:
Continua após a publicidade- Em uma batedeira, bata o creme de leite até formar picos suaves.
- Adicione o açúcar e a baunilha e bata até formar picos firmes.
- Coloque o chantilly em um saco de confeitar e decore o pudim na hora de servir.
Conclusão
O pudim de tang é uma sobremesa deliciosa, fácil e rápida de fazer. Você só precisa de leite condensado, creme de leite, gelatina e suco em pó. Você pode escolher o sabor que mais gosta e incrementar com calda de frutas ou chantilly. O pudim de tang é uma receita brasileira que surgiu na década de 1970 e se tornou um clássico da culinária nacional. Experimente fazer o pudim de tang e compartilhe a sua opinião e as suas sugestões nos comentários. Bom apetite!
0 Comentários