Você gosta de cheesecake? E de framboesa? Se a resposta for sim, então você vai adorar esta receita de cheesecake de framboesa, uma sobremesa deliciosa, cremosa e frutada que vai conquistar o seu paladar. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita, qual é a sua origem e quais são os melhores acompanhamentos para ela. Vamos lá?
O que é cheesecake de framboesa?
O cheesecake de framboesa é uma torta feita com uma base de biscoito triturado e manteiga, um recheio de cream cheese, açúcar, ovos e baunilha, e uma cobertura de geleia ou calda de framboesa. O cheesecake é assado no forno em banho-maria, o que garante uma textura macia e úmida.
A framboesa é uma fruta vermelha, pequena e doce, que combina perfeitamente com o sabor suave do cream cheese. O cheesecake de framboesa é uma sobremesa típica dos Estados Unidos, mas também é apreciada em vários países do mundo.
Como fazer cheesecake de framboesa?
Para fazer cheesecake de framboesa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 200 g de biscoito maisena
- 100 g de manteiga derretida
- 600 g de cream cheese
- 150 g de açúcar
- 3 ovos
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 300 g de geleia ou calda de framboesa
O modo de preparo é o seguinte:
- Preaqueça o forno a 180°C e unte uma forma redonda com fundo removível.
- Triture os biscoitos no liquidificador ou no processador até formar uma farofa. Transfira para uma tigela e misture com a manteiga até obter uma massa homogênea.
- Forre o fundo e as laterais da forma com a massa, pressionando bem com os dedos. Leve à geladeira por 15 minutos.
- Em outra tigela, bata o cream cheese com uma batedeira até ficar cremoso. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Por último, junte a baunilha e misture.
- Despeje o recheio sobre a massa na forma e alise a superfície com uma espátula.
- Coloque a forma dentro de outra forma maior com água quente até a metade. Leve ao forno por 40 minutos ou até o recheio ficar firme nas bordas e levemente mole no centro.
- Retire do forno e deixe esfriar completamente. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até gelar.
- Desenforme o cheesecake e cubra com a geleia ou calda de framboesa. Sirva em seguida ou mantenha na geladeira até a hora de servir.
Qual é a origem do cheesecake de framboesa?
O cheesecake é uma sobremesa antiga, que tem origens na Grécia Antiga. Os gregos faziam um bolo com farinha, mel e queijo fresco, que era servido aos atletas nas Olimpíadas. Os romanos também adotaram essa receita e a levaram para outras regiões da Europa. Com o tempo, o cheesecake foi se adaptando aos ingredientes locais, como o cream cheese, que surgiu nos Estados Unidos no século XIX.
A framboesa é uma fruta nativa da Europa e da Ásia, que foi levada para a América do Norte pelos colonizadores europeus. A combinação do cheesecake com a framboesa surgiu nos Estados Unidos no século XX, como uma forma de aproveitar as frutas da estação. O cheesecake de framboesa se tornou um clássico da culinária americana, sendo encontrado em diversos restaurantes e confeitarias.
Quais são os melhores acompanhamentos para o cheesecake de framboesa?
O cheesecake de framboesa é uma sobremesa que pode ser servida sozinha ou acompanhada de outros elementos que realcem o seu sabor. Algumas sugestões são:
- Chantilly: um creme leve e aerado feito com creme de leite fresco e açúcar, que adiciona uma textura suave e contrasta com a acidez da framboesa.
- Chocolate: uma cobertura ou raspas de chocolate meio amargo ou branco, que trazem um toque de doçura e sofisticação ao cheesecake.
- Frutas vermelhas: morangos, cerejas, amoras ou mirtilos, que podem ser usados inteiros ou em forma de calda, que complementam o sabor da framboesa e dão um colorido ao prato.
Conclusão
O cheesecake de framboesa é uma receita fácil, deliciosa e versátil, que pode ser feita em qualquer ocasião. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e um pouco de tempo para preparar essa sobremesa que vai encantar a todos.
Experimente fazer o cheesecake de framboesa em casa e surpreenda-se com o resultado. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
0 Comentários