As empadinhas de brevidade são um tipo de salgado que tem origem na culinária portuguesa, mas que se popularizou no Brasil. Elas são feitas com uma massa leve e crocante, que leva polvilho doce, manteiga e ovos, e podem ser recheadas com diversos sabores, como frango, carne, queijo, palmito e até doce de leite. Neste artigo, você vai aprender como fazer empadinhas de brevidade em casa, seguindo algumas dicas simples e práticas. Confira!
O que são empadinhas de brevidade?
As empadinhas de brevidade são uma variação das empadas tradicionais, que são feitas com uma massa podre, que leva farinha de trigo, gordura e água. A diferença é que as empadinhas de brevidade levam polvilho doce na massa, o que confere uma textura mais leve, aerada e crocante. O polvilho doce é um tipo de amido extraído da mandioca, que também é usado para fazer pães de queijo, biscoitos e bolos.
As empadinhas de brevidade são típicas da região do Minas Gerais, onde são chamadas de “empadinhas mineiras” ou “empadinhas de polvilho”. Elas também podem ser encontradas em outros estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Elas são ideais para servir como aperitivo, lanche ou entrada em festas e reuniões.
Como fazer empadinhas de brevidade?
Para fazer empadinhas de brevidade, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de polvilho doce
- 250 g de manteiga sem sal
- 4 ovos
- Sal a gosto
- Recheio de sua preferência (frango, carne, queijo, palmito etc.)
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma tigela grande, misture o polvilho doce com o sal.
- Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo.
- Despeje a manteiga derretida sobre o polvilho e misture bem com as mãos, até formar uma farofa úmida.
- Adicione os ovos um a um, amassando bem a massa com as mãos, até ficar homogênea e macia.
- Pegue pequenas porções da massa e modele em bolinhas.
- Coloque as bolinhas em forminhas de empada untadas com manteiga ou óleo.
- Com o dedo polegar, faça uma cavidade no centro de cada bolinha, pressionando a massa contra as laterais da forminha.
- Recheie as cavidades com o recheio de sua escolha, sem encher demais.
- Cubra as empadinhas com outra camada fina de massa, fechando bem as bordas.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos ou até dourar.
- Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar.
Qual é a origem das empadinhas de brevidade?
As empadinhas de brevidade têm origem na culinária portuguesa, mais especificamente na região do Alentejo. Lá, elas são chamadas de “empadas alentejanas” ou “empadas doces”, e são feitas com uma massa semelhante à das empadinhas brasileiras, mas que leva açúcar no lugar do sal. O recheio mais comum é o doce de ovos (gemada), mas também podem ser usados outros doces típicos da região, como amêndoas, figos ou gila.
Acredita-se que as empadas alentejanas foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. Aqui, elas foram adaptadas ao paladar e aos ingredientes locais, ganhando versões salgadas e recheios variados. O nome “brevidade” vem do fato de que a massa leva polvilho, que é um ingrediente que faz a massa crescer rapidamente no forno, tornando o preparo mais rápido e fácil.
Quais são os melhores acompanhamentos para as empadinhas de brevidade?
As empadinhas de brevidade são deliciosas por si só, mas também podem ser acompanhadas de outros pratos e bebidas para tornar a refeição mais completa e saborosa. Aqui estão algumas sugestões:
- Salada verde: uma salada simples, mas refrescante, que combina bem com o sabor das empadinhas. Você pode usar alface, rúcula, agrião, tomate, cenoura, pepino e temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta.
- Molho de pimenta: um molho picante que dá um toque especial às empadinhas. Você pode usar pimentas frescas ou em conserva, vinagre, alho, cebola, sal e açúcar. Bata tudo no liquidificador ou no processador até ficar homogêneo.
- Suco de frutas: um suco natural e refrescante que hidrata e ajuda na digestão. Você pode usar frutas da estação, como laranja, limão, abacaxi, maracujá, manga, melancia etc. Bata as frutas no liquidificador com água e açúcar ou adoçante a gosto.
Conclusão
As empadinhas de brevidade são um tipo de salgado que tem origem na culinária portuguesa, mas que se popularizou no Brasil. Elas são feitas com uma massa leve e crocante, que leva polvilho doce, manteiga e ovos, e podem ser recheadas com diversos sabores. Neste artigo, você aprendeu como fazer empadinhas de brevidade em casa, seguindo algumas dicas simples e práticas. Você também conheceu a origem e a história das empadinhas de brevidade, e algumas sugestões de acompanhamentos para elas. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire para fazer as suas próprias empadinhas de brevidade. Não se esqueça de deixar um comentário com a sua opinião sincera e sugestões. Até a próxima!
0 Comentários