Você já se perguntou como fazer uma massa para rocambole que fica macia, fofa e deliciosa? Se você é fã desse doce típico da culinária brasileira, sabe que a massa é um dos elementos mais importantes para garantir o sucesso da receita. Mas como acertar no ponto e na textura da massa para rocambole? Neste artigo, vamos te ensinar 7 dicas simples e práticas que vão te ajudar a fazer uma massa para rocambole perfeita. Confira!
O que é Massa para Rocambole?
A massa para rocambole é uma massa básica, feita com farinha de trigo, ovos, açúcar e fermento em pó, que serve como base para diversos tipos de recheios e coberturas. Ela é assada em uma forma retangular e baixa, e depois enrolada com o recheio de sua preferência. A massa para rocambole pode ser branca, de chocolate, de cenoura, de laranja, de coco, entre outras variações.
A massa para rocambole é um doce muito popular no Brasil, mas também tem origem em outros países, como França, Suíça, Alemanha e Portugal. O nome rocambole vem do francês “rouleau”, que significa rolo. O doce também é conhecido como bolo enrolado, bolo de rolo ou swiss roll.
Como Fazer Massa para Rocambole: Receita Básica
Para fazer uma massa para rocambole simples e fácil, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 4 ovos
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- Manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar a forma
O modo de preparo é o seguinte:
- Pré-aqueça o forno a 180°C e unte e enfarinhe uma forma retangular de cerca de 30 x 40 cm.
- Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter um creme claro e fofo.
- Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó e adicione aos poucos à mistura de ovos, mexendo delicadamente com uma espátula ou um fouet.
- Despeje a massa na forma e espalhe bem com a espátula, alisando a superfície.
- Leve ao forno por cerca de 15 minutos ou até que a massa esteja dourada e firme ao toque.
- Retire do forno e deixe amornar um pouco. Desenforme sobre um pano úmido polvilhado com açúcar e enrole a massa com o auxílio do pano. Deixe esfriar enrolada.
A História da Massa para Rocambole
A origem da massa para rocambole é incerta, mas existem algumas teorias sobre como ela surgiu. Uma delas diz que o doce foi criado na França no século XVIII, inspirado nos bolos enrolados da Suíça. Outra versão afirma que o doce foi inventado na Alemanha no século XIX, por um confeiteiro chamado Johann Georg Röckenwagner. Há ainda quem diga que o doce foi trazido para o Brasil pelos portugueses, que adaptaram uma receita de pão-de-ló enrolado com doce de ovos.
Independentemente da sua origem, a verdade é que a massa para rocambole se tornou um clássico da confeitaria mundial, sendo apreciada por pessoas de todas as idades e paladares. No Brasil, ela ganhou diversas versões regionais, como o bolo de rolo pernambucano, o rocambole mineiro e o rocambole salgado.
2 Acompanhamentos para Massa para Rocambole
Uma das vantagens da massa para rocambole é que ela combina com diversos tipos de recheios e coberturas, desde os mais doces até os mais salgados. Você pode usar sua criatividade e inventar suas próprias combinações, ou seguir algumas sugestões que já são consagradas. Veja 2 acompanhamentos para massa para rocambole que vão deixar seu doce ainda mais gostoso:
- Doce de leite: esse é um dos recheios mais tradicionais e queridos para massa para rocambole. Você pode usar o doce de leite pronto ou fazer o seu próprio, cozinhando uma lata de leite condensado na panela de pressão por cerca de 40 minutos. Depois de rechear a massa com o doce de leite, você pode cobrir com chocolate derretido ou açúcar de confeiteiro.
- Creme de avelã: esse é um recheio que vai agradar aos fãs de Nutella. Você pode usar o creme de avelã pronto ou fazer o seu próprio, batendo no liquidificador 1 xícara (chá) de avelãs torradas e sem pele, 1/4 de xícara (chá) de cacau em pó, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal e uma pitada de sal. Depois de rechear a massa com o creme de avelã, você pode cobrir com chocolate granulado ou nozes picadas.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu 7 dicas para fazer uma massa para rocambole perfeita. Você viu como fazer uma receita básica, conheceu um pouco da história desse doce e descobriu 2 acompanhamentos deliciosos para incrementar sua massa para rocambole. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa sobremesa que é uma verdadeira tentação. E não se esqueça de deixar sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima!
0 Comentários