O sagu de vinho com creme é uma sobremesa típica da culinária brasileira, que consiste em bolinhas de fécula de mandioca cozidas em vinho tinto e servidas com um creme à base de leite e ovos. É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita. Neste artigo, vamos te ensinar 7 dicas para preparar um delicioso sagu de vinho com creme, que vai surpreender a sua família e os seus convidados.
O que é o sagu e qual a sua origem?
O sagu é um produto extraído da mandioca, uma raiz muito consumida no Brasil e em outros países tropicais. O sagu é obtido a partir da lavagem e da secagem da fécula de mandioca, que forma pequenas bolinhas brancas e duras. Essas bolinhas são usadas como ingrediente para diversas receitas, como sopas, pudins e bolos.
A origem do sagu é incerta, mas acredita-se que ele tenha sido trazido ao Brasil pelos portugueses, que o conheceram na Ásia, onde é chamado de tapioca. O sagu se adaptou bem ao clima e ao solo brasileiros, e passou a fazer parte da alimentação dos indígenas, dos escravos e dos colonos.
Como fazer o sagu de vinho com creme?
Para fazer o sagu de vinho com creme, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 xícara (chá) de sagu
- 4 xícaras (chá) de água
- 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 cravos-da-índia
- 2 paus de canela
- 1 litro de leite
- 4 gemas
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, coloque o sagu e a água e leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, mexendo de vez em quando, até que as bolinhas fiquem transparentes. Escorra e reserve.
- Em outra panela, coloque o vinho, o açúcar, os cravos e a canela e leve ao fogo médio até ferver. Junte o sagu escorrido e misture bem. Cozinhe por mais 10 minutos, mexendo sempre, até que o sagu fique macio e bem tingido pelo vinho. Desligue o fogo e transfira para uma travessa. Deixe esfriar.
- Em uma panela, coloque o leite, as gemas e o amido de milho e misture bem com um batedor de arame. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Adicione o leite condensado e a essência de baunilha e misture bem. Desligue o fogo e reserve.
- Na hora de servir, distribua o creme sobre o sagu ou sirva em taças individuais, alternando camadas de sagu e de creme. Se preferir, decore com mais canela em pau ou em pó.
Qual a história do sagu de vinho com creme?
O sagu de vinho com creme é uma receita que surgiu no sul do Brasil, provavelmente no estado do Rio Grande do Sul. A região é conhecida pela produção de vinho e pela influência da imigração italiana, que trouxe hábitos gastronômicos como o consumo de massas, queijos e sobremesas à base de leite.
O sagu de vinho com creme é uma adaptação do zabaione, um doce italiano feito com gemas, açúcar e vinho Marsala. No Brasil, o vinho Marsala foi substituído pelo vinho tinto seco, e o sagu foi adicionado para dar mais consistência e sabor à sobremesa.
O sagu de vinho com creme é uma receita tradicional das festas juninas, que celebram os santos populares como São João, São Pedro e Santo Antônio. Nessas ocasiões, o sagu de vinho com creme é servido junto com outras delícias típicas, como quentão, paçoca, pé de moleque e bolo de fubá.
Quais são os melhores acompanhamentos para o sagu de vinho com creme?
O sagu de vinho com creme é uma sobremesa que combina com diversos acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Aqui vão algumas sugestões:
- Sorvete de creme: o contraste entre o quente e o frio, o doce e o azedo, o cremoso e o crocante faz do sorvete de creme um acompanhamento perfeito para o sagu de vinho com creme. Você pode servir uma bola de sorvete sobre o sagu ou ao lado, em uma taça ou em um prato.
- Chantilly: o chantilly é um creme batido feito com creme de leite fresco e açúcar, que tem uma textura leve e aerada. Ele pode ser usado para decorar o sagu de vinho com creme ou para dar mais cremosidade à sobremesa. Você pode fazer o seu próprio chantilly em casa ou comprar pronto no supermercado.
- Frutas vermelhas: as frutas vermelhas, como morango, framboesa, amora e mirtilo, são ricas em antioxidantes e vitaminas, e têm um sabor ácido que contrasta com o doce do sagu de vinho com creme. Você pode usar as frutas frescas ou congeladas, inteiras ou em calda, para enfeitar ou rechear o sagu de vinho com creme.
Conclusão
O sagu de vinho com creme é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Com as nossas dicas, você vai aprender a preparar um sagu de vinho com creme perfeito, que vai fazer sucesso na sua mesa. Experimente essa receita e compartilhe a sua opinião conosco nos comentários. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, também pode nos escrever. Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e até a próxima!
0 Comentários