O Natal é uma época de celebração, união e alegria. E nada melhor do que um pão caseiro, macio e saboroso para acompanhar a ceia natalina. Mas você sabia que é possível fazer um pão de Natal de liquidificador, sem precisar sovar a massa ou usar o forno? Neste artigo, vamos te ensinar como fazer essa receita prática, econômica e deliciosa, que vai surpreender a sua família e os seus convidados.
Além disso, vamos te contar um pouco da história desse pão tradicional e te dar algumas dicas de acompanhamentos para deixar a sua mesa ainda mais bonita e apetitosa. Vamos lá?
O que é o Pão de Natal de Liquidificador?
O pão de Natal de liquidificador é uma variação do famoso panetone, um pão doce recheado com frutas cristalizadas e/ou gotas de chocolate, que é típico da Itália e muito consumido no Brasil durante as festas de fim de ano.
A diferença é que, ao invés de usar uma forma especial e assar o pão no forno, você pode usar uma forma de bolo comum e cozinhar o pão na panela de pressão. Isso torna a receita mais fácil, rápida e barata, sem perder o sabor e a textura do pão original.
O pão de Natal de liquidificador é uma ótima opção para quem quer economizar tempo e dinheiro na cozinha, mas não abre mão de um pão fofinho e gostoso. Além disso, é uma forma de aproveitar os ingredientes que você já tem em casa, como leite, ovos, açúcar, farinha, fermento e frutas. Você também pode personalizar o seu pão, adicionando o recheio que mais gostar, como chocolate, nozes, passas, coco, etc.
Como Fazer o Pão de Natal de Liquidificador?
Para fazer o pão de Natal de liquidificador, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 xícara de leite morno
- 3 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
- 1 xícara de frutas cristalizadas picadas
- 1/2 xícara de gotas de chocolate (opcional)
O modo de preparo é muito simples:
- No liquidificador, bata o leite, os ovos, o óleo, o açúcar, o sal e a essência de baunilha até ficar homogêneo.
- Transfira a mistura para uma tigela grande e acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo com uma colher de pau até formar uma massa mole e pegajosa.
- Adicione o fermento e misture bem.
- Junte as frutas cristalizadas e as gotas de chocolate, se desejar, e misture delicadamente.
- Unte uma forma de bolo com furo no meio com óleo e polvilhe com farinha de trigo.
- Despeje a massa na forma e alise a superfície com uma espátula.
- Cubra a forma com um pano limpo e deixe descansar em um lugar aquecido por cerca de 40 minutos, ou até a massa dobrar de volume.
- Coloque a forma dentro de uma panela de pressão grande e adicione água até a metade da altura da forma.
- Tampe a panela e leve ao fogo alto até começar a chiar.
- Abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a apitar.
- Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
- Retire a forma da panela com cuidado e deixe o pão esfriar um pouco antes de desenformar.
- Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima do pão e decore com frutas frescas, se quiser.
A História do Pão de Natal de Liquidificador
O pão de Natal de liquidificador é uma adaptação brasileira do panetone, que tem origem na cidade de Milão, na Itália. Existem várias lendas sobre o surgimento desse pão, mas uma das mais famosas é a que conta que, na véspera de Natal do século XV, um jovem padeiro chamado Toni preparou um pão especial para a sua amada, usando os ingredientes mais nobres que ele tinha: farinha, ovos, manteiga, açúcar e frutas secas. O pão ficou tão bom que chamou a atenção do duque de Milão, Ludovico Sforza, que estava presente na festa. O duque perguntou quem era o autor daquela delícia e o padeiro respondeu: “Sono io, il pane di Toni” (Sou eu, o pão de Toni). Assim, o pão ficou conhecido como “pan di Toni”, que depois evoluiu para “panettone”.
O panetone se tornou um símbolo da culinária natalina italiana e se espalhou pelo mundo, chegando ao Brasil no século XX, trazido pelos imigrantes. Aqui, o pão ganhou novas versões, como o chocotone, que leva gotas de chocolate na massa, e o pão de Natal de liquidificador, que usa a panela de pressão como forma de cozimento.
2 Acompanhamentos para o Pão de Natal de Liquidificador
O pão de Natal de liquidificador é uma sobremesa deliciosa por si só, mas você pode incrementar o seu sabor com alguns acompanhamentos simples e fáceis de fazer. Aqui estão duas sugestões:
- Creme de baunilha: em uma panela, misture 2 xícaras de leite, 4 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de amido de milho e 1 colher de chá de essência de baunilha. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e transfira o creme para uma tigela. Cubra com filme plástico, encostando na superfície do creme, para evitar que forme uma película. Leve à geladeira até esfriar. Sirva o creme sobre fatias de pão de Natal de liquidificador.
- Calda de chocolate: em uma panela, misture 1 xícara de leite, 1/2 xícara de açúcar, 4 colheres de sopa de chocolate em pó e 1 colher de sopa de manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos, ou até a calda engrossar um pouco. Desligue o fogo e deixe a calda esfriar um pouco. Sirva a calda sobre fatias de pão de Natal de liquidificador.
Conclusão
O pão de Natal de liquidificador é uma receita prática, econômica e deliciosa, que vai fazer sucesso na sua ceia natalina. Você pode fazer o pão com os ingredientes que tiver em casa, personalizar o recheio e servir com os acompanhamentos que preferir. Além de saborear um pão fofinho e gostoso, você vai conhecer um pouco da história desse pão tradicional, que tem origem na Itália e se adaptou ao Brasil. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que experimente fazer o pão de Natal de liquidificador na sua casa. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário abaixo, contando a sua opinião e as suas sugestões. Feliz Natal! 🎄
0 Comentários