O pudim de padaria é uma sobremesa clássica e fácil de fazer, que agrada a todos os paladares. É feito com leite, ovos, açúcar e baunilha, e tem uma textura cremosa e uma casquinha dourada.
Neste artigo, você vai aprender como fazer um pudim de padaria perfeito, seguindo algumas dicas simples e práticas.
O que é o Pudim de Padaria?
O pudim de padaria é um tipo de pudim cozido no forno, em banho-maria, que se diferencia dos outros pudins por não levar amido de milho ou outro espessante. Ele é originário da França, onde é chamado de flan ou crème caramel. No Brasil, ele é muito popular nas padarias e confeitarias, e pode ser encontrado em diferentes sabores, como chocolate, coco, maracujá e leite condensado.
Como Fazer Pudim de Padaria: Receita Básica
Para fazer um pudim de padaria simples e saboroso, você vai precisar de:
- 1 litro de leite
- 6 ovos
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 xícara (chá) de açúcar para a calda
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela, leve o açúcar da calda ao fogo médio, mexendo até derreter e formar um caramelo dourado. Cuidado para não queimar.
- Despeje o caramelo em uma forma redonda com furo no meio, espalhando bem pelo fundo e pelas laterais. Reserve.
- No liquidificador, bata o leite, os ovos, o açúcar e a baunilha até ficar homogêneo.
- Despeje a mistura na forma caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 1 hora ou até ficar firme.
- Espere esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas antes de desenformar.
- Na hora de servir, passe uma faca nas bordas do pudim e vire-o sobre um prato. Regue com a calda que se formou na forma.
A História do Pudim de Padaria
O pudim de padaria tem origem na França do século XVII, quando os confeiteiros começaram a fazer sobremesas à base de ovos e leite cozidos em formas caramelizadas. Essas sobremesas eram chamadas de flans ou crèmes renversées (cremes invertidos), e eram servidas frias ou mornas.
Com o tempo, o pudim francês se espalhou pelo mundo e ganhou diferentes variações, como o leche flan das Filipinas, o purin do Japão e o pudim de leite condensado do Brasil. No entanto, o pudim de padaria mais tradicional ainda segue a receita original francesa, com poucos ingredientes e muito sabor.
Acompanhamentos para Pudim de Padaria
O pudim de padaria já é uma delícia por si só, mas você pode incrementar ainda mais o seu sabor com alguns acompanhamentos simples e fáceis de fazer. Veja duas sugestões:
- Chantilly: bata na batedeira 300 ml de creme de leite fresco gelado com 3 colheres (sopa) de açúcar até formar picos firmes. Coloque em um saco de confeitar com bico estrela e decore o pudim com rosetas de chantilly.
- Frutas frescas: escolha frutas da sua preferência, como morango, kiwi, manga ou uva. Lave-as bem e corte-as em pedaços pequenos. Arrume-as sobre o pudim ou sirva-as em uma tigela à parte.
Conclusão
O pudim de padaria é uma sobremesa fácil de fazer, que agrada a todos os gostos. Com poucos ingredientes e algumas dicas, você pode preparar um pudim de padaria perfeito, com uma textura cremosa e uma casquinha dourada. Você também pode variar o sabor do pudim e servir com acompanhamentos deliciosos, como chantilly e frutas frescas. Experimente fazer o pudim de padaria na sua casa e surpreenda a sua família e os seus amigos. E não se esqueça de deixar um comentário contando como ficou o seu pudim, e se você tem alguma sugestão ou dúvida sobre a receita.
0 Comentários