O bife à parmegiana é um prato que agrada a todos os paladares. Consiste em um bife empanado, coberto com queijo e molho de tomate, e gratinado no forno. É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita. Neste artigo, você vai aprender 7 dicas para fazer um bife à parmegiana suculento, crocante e saboroso. Confira!
O que é bife à parmegiana?
O bife à parmegiana é um prato de origem italiana, mas que foi adaptado e popularizado no Brasil. O nome vem do queijo parmesão, que é usado para polvilhar sobre o bife antes de ir ao forno. O bife pode ser de carne bovina, suína ou de frango, e deve ser temperado, empanado e frito antes de receber o molho e o queijo.
O molho de tomate pode ser feito com tomates frescos ou enlatados, e deve ser bem temperado com alho, cebola, sal, pimenta e ervas. O queijo mais usado é a muçarela, mas você também pode usar outros tipos, como provolone, prato ou gouda. O bife à parmegiana é servido quente, acompanhado de arroz, batata frita, salada ou macarrão.
Como fazer bife à parmegiana?
Para fazer um bife à parmegiana delicioso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 6 bifes de coxão mole (cerca de 1 kg)
- 3 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo batido
- Farinha de trigo para empanar
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
- 200 g de muçarela em fatias
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 100 g de queijo parmesão ralado
O modo de preparo é o seguinte:
- Tempere os bifes com o alho, sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe marinar por alguns minutos.
- Passe os bifes pelo ovo batido e depois pela farinha de trigo. Em seguida, passe pela farinha de rosca, pressionando bem para aderir.
- Frite os bifes em óleo quente até dourarem dos dois lados. Escorra em papel absorvente e coloque em um refratário.
- Cubra os bifes com as fatias de muçarela e regue com o molho de tomate. Polvilhe o queijo parmesão por cima.
- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos ou até o queijo derreter e gratinar.
- Sirva em seguida com o acompanhamento de sua preferência.
Qual é a origem do bife à parmegiana?
A origem do bife à parmegiana é controversa. Alguns dizem que ele foi criado na Itália, na região da Parma, onde se produz o famoso queijo parmesão. Outros afirmam que ele surgiu nos Estados Unidos, trazido pelos imigrantes italianos no século XX. Há ainda quem defenda que ele foi inventado no Brasil, pelos descendentes de italianos que adaptaram a receita original.
O fato é que o bife à parmegiana se tornou um prato típico da culinária brasileira, presente em diversos restaurantes e lares do país. Ele é uma forma de aproveitar os ingredientes disponíveis e transformá-los em uma refeição saborosa e nutritiva.
Quais são os melhores acompanhamentos para o bife à parmegiana?
O bife à parmegiana combina com uma variedade de acompanhamentos deliciosos. A escolha depende do seu gosto pessoal e da ocasião. Veja algumas sugestões:
- Arroz branco: é o acompanhamento mais tradicional e simples para o bife à parmegiana. Você pode incrementar o arroz com ervilhas, cenoura, milho ou brócolis, por exemplo.
- Batata frita: é outro clássico que faz sucesso com o bife à parmegiana. A batata frita pode ser cortada em palitos, rodelas ou rústica. O importante é que ela fique sequinha e crocante. Você pode salpicar queijo ralado, orégano ou salsa por cima para dar mais sabor.
- Macarrão ao sugo: é uma opção que harmoniza bem com o molho de tomate do bife à parmegiana. Você pode usar o macarrão de sua preferência, como espaguete, penne ou talharim. O molho pode ser o mesmo do bife ou um diferente, como bolonhesa, quatro queijos ou pesto.
- Salada verde: é uma alternativa leve e saudável para acompanhar o bife à parmegiana. Você pode usar alface, rúcula, agrião, escarola ou outras folhas de sua preferência. Para temperar, use azeite, vinagre, sal e pimenta. Você também pode adicionar tomate, cenoura, pepino, milho ou outros ingredientes que gostar.
- Creme de milho: é um acompanhamento cremoso e saboroso para o bife à parmegiana. Para fazer o creme de milho, você vai precisar de milho verde, leite, manteiga, cebola, alho, sal e pimenta. Bata o milho com o leite no liquidificador e reserve. Refogue a cebola e o alho na manteiga e acrescente o creme de milho. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até engrossar.
Conclusão
O bife à parmegiana é um prato delicioso que pode ser feito de forma simples e rápida. Basta temperar, empanar e fritar os bifes, cobrir com queijo e molho de tomate e levar ao forno para gratinar. Você pode servir o bife à parmegiana com diversos acompanhamentos, como arroz, batata frita, macarrão, salada ou creme de milho.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha aprendido algumas dicas para fazer um bife à parmegiana perfeito. Agora é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa receita.
Se você gostou deste artigo, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sincera e sugestões. Compartilhe também com os seus amigos nas redes sociais. Obrigado pela leitura e até a próxima!
0 Comentários